Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória - Presença Salesiana

Presença Salesiana

Os Salesianos estão presentes em mais de 134 países, nos cinco continentes. Com 89 Inspetorias em todo o mundo, a Família Salesiana desenvolve trabalhos por meio de obras sociais, escolas, uni­versidades, missões, centros juvenis e paróquias, promovendo a educação, a assistência social e evangelizando a juventude inspirada na filosofia de Dom Bosco.

No Brasil, o trabalho dos Salesianos iniciou em 1883, por meio de um grupo de religiosos vindos da Itália com o objetivo de colocar em prática o carisma e a pedagogia do Sistema Preventivo, baseado na “razão, na religião e no carinho”. Atualmente, os Salesianos estão presentes em quase todos os estados brasileiros, organizando-se em seis regiões administrativas chamadas de Inspetorias. São elas: Inspetoria São João Bosco (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal); Inspetoria São Domingos Sávio (Amazonas, Pará, Acre e Rondônia); Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Noroeste de São Paulo); Inspetoria São Luís Gonzaga (Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas); Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo) e Inspetoria São Pio X (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Com sede em Belo Horizonte, a Inspetoria São João Bosco é responsável pelas obras salesianas no Espírito Santo como o Colégio Salesiano Jardim Camburi, Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Faculdade Católica Salesiana, Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, Pré-vestibular Dandara, Oratório Festivo Dom Bosco, Paróquia Nossa Senhora das Graças.