Dicas para as famílias no retorno às aulas não presenciais | Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória

Notícia



Dicas para as famílias no retorno às aulas não presenciais


Geral

O ano letivo de 2020 tem sido de desafios para os alunos e suas famílias. Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, a rotina escolar se tornou parte da casa dos estudantes durante as aulas remotas.

A orientadora educacional do Colégio Salesiano, Ingrid Mendonça, destaca dicas que podem auxiliar na estruturação dessa nova rotina e como pais e responsáveis podem melhor apoiar os filhos no retorno do recesso. Confira:

 

Tempo para tarefas e também para o descanso

É muito importante estabelecer uma rotina diária, com tempo para cada atividade. A casa se tornou lugar de aprendizado, mas ainda é espaço de descanso. 

Juntos, organizem o tempo da melhor maneira, equilibrando as tarefas e os momentos de lazer, atividade física e relaxamento. Se puder, faça um quadro com as tarefas e deixe em local visível na casa. Isso ajuda a criança e/ou o adolescente a lidar com a autonomia, a disciplina e também a responsabilidade. 

 

Comunicação família e escola, um elo importante

O vínculo entre e família e escola faz diferença na vida escolar dos alunos. Em tempos de isolamento social, a comunicação se torna essencial para acompanhar o desenvolvimento pedagógico do estudante e acolher as famílias.

Vale escrever um e-mail, enviar uma mensagem por meio do ClipEscola ou agendar um atendimento no Microsoft Teams para tirar dúvidas. A participação dos pais reflete na vida escolar e motiva o aluno em suas atividades. 

 

Tecnologia para explorar novos conhecimentos

Aplicativos, sites e ferramentas on-line podem ajudar os alunos a explorar novos conhecimentos nesse período. 

Visitar museus, consultar o acervo digital de bibliotecas, escutar podcasts, aprender com vídeos no YouTube... Um jeito bacana de se apropriar dos conhecimentos adquiridos e se tornar protagonista do aprendizado.

Incentive o aluno a explorar novos temas ou assuntos abordados nas aulas. 

 

Autocuidado sempre

Mesmo em casa, protegidos, os cuidados com a saúde física e mental da família devem continuar. Usem a máscara, higienizem as mãos, cuidem de sua alimentação e da rotina do sono. 

Outro cuidado importante é com o estresse. Busquem juntos fazer atividades prazerosas como jogos e brincadeiras, cozinhar, assistir um filme e, porque não, meditar. 

 

Comente esta notícia