Alunos do 8º ano conhecem cultura de países africanos de Língua Portuguesa por meio da literatura | Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória

Notícia



Alunos do 8º ano conhecem cultura de países africanos de Língua Portuguesa por meio da literatura


Ensino Fundamental II

A cultura de países africanos como Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Guiné-Bissau foi tema de estudos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O contato e as pesquisas ocorreram por meio da leitura do livro paradidático “Contos africanos dos países de Língua Portuguesa”, trabalhado na disciplina em questão.

Após a leitura da coletânea com contos de autores Mia Couto, Luandino Vieira e Boaventura Cardoso, os estudantes se dividiram em grupos e cada um desses escolheu um dos países africanos que tem o português como idioma principal. A pesquisa levou os educandos a conhecer características sobre a religião, a geografia, história, culinária, literatura, entre outros aspectos. Eles também produziram vídeos com um conto do país escolhido.

As produções foram apresentadas em sala de aula e tiveram destaque também no Dia da Consciência Negra, com degustação de pratos típicos e apresentação de elementos e de vestimentas tradicionais da cultura de cada país. A Mostra de Lusofonia é desenvolvida anualmente na disciplina de Língua Portuguesa e conta com a coordenação do professor Lucas Gambarini.

Comente esta notícia