Alunos participam de atividades com metodologias ativas durante sábado letivo | Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória

Notícia



Alunos participam de atividades com metodologias ativas durante sábado letivo


Geral

Uma manhã de muito aprendizado com metodologias ativas movimentou os alunos do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória no último sábado letivo. Realizadas no dia 15 de junho, durante o turno matutino, as atividades envolveram os estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio em vivências que estimulam a aprendizagem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

Separados em grupos, os educandos do 6º ano ao 9º ano construíram vídeos temáticos relacionados às disciplinas de História, Matemática, Química ou Língua Portuguesa por meio do aplicativo Toontastic. Eles receberam orientações para utilização da ferramenta dos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Enquanto isso, as turmas do 1º ao 5º ano participaram de atividades temáticas em sala de aula sobre a importância da alimentação saudável, com a participação especial e orientação dos acadêmicos de Nutrição da Católica de Vitória Centro Universitário.

No auditório da escola, uma mesa redonda sobre “Agrotóxicos: causas e consequências para a sociedade” envolveu as turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio em uma discussão mediada pelos professores das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Após o debate, eles elaboraram redações sobre o tema durante uma oficina de produção textual. O assunto também foi abordado com os alunos do 9º ano e da 1ª série por meio de um júri simulado. Eles atuaram como defesa e acusação sobre o uso agrotóxicos. Uma olimpíada interdisciplinar também movimentou as turmas do 6º ao 8º ano, com desafios de História e Matemática para cada equipe.

Aula dinâmica

As atividades foram aprovadas pela aluna da 1ª série A, Débora Lopes. “Gostei muito desse formato, pois aprendemos e também ensinamos colegas de outras séries a usar uma ferramenta que conhecemos e utilizamos nas aulas de Português. Foi bem dinâmico”, afirmou.

Comente esta notícia