Alunos do 6º ano EF II aprendem sobre a importância da identidade cultural capixaba por meio de projeto | Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória

Notícia



Alunos do 6º ano EF II aprendem sobre a importância da identidade cultural capixaba por meio de projeto


Ensino Fundamental II

Aprender sobre a história e a cultura da cidade por meio de seus monumentos, praças, parques, espaços públicos e utilizando recursos como a arte e a literatura. Essa é uma das propostas do Projeto Identidade Cultural Capixaba, realizado com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. Desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Inglês e Arte, a atividade oportunizará a produção de postais e telas com paisagens de Vitória e Vila Velha pelos educandos.  

Na abertura do projeto, os alunos participaram de uma palestra com o professor de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Vitória Centro Universitário, João Sayd, e a aluna do 8º período Aphia Ribeiro. Eles conheceram o Visitar Vitória, projeto que mapeia 158 locais do Centro Histórico da capital e apresenta, por meio de um site e utilizando a geolocalização, informações sobre monumentos e pontos importantes da cidade. O professor explicou ainda as características de um centro histórico e deu uma aula sobre a transformação de Vitória, contando sobre suas ruas, ladeiras e escadarias, seus edifícios mais antigos localizados na Cidade Alta, entre outros espaços que destacam a memória capixaba.

A aluna Gabriela Pereira Potiguara, de 11 anos, ficou entusiasmada com o momento e já aguarda a próxima etapa do projeto – a oficina fotográfica. “Achei muito legal a palestra! Aprendi sobre locais que ficam perto da minha casa. Não vejo a hora de sairmos em grupo para fotografar esses monumentos”, comentou.

Fotos, pintura e contação de lendas

O projeto Identidade Cultural Capixaba ainda oportunizará aos educandos uma saída pedagógica por Vitória e Vila Velha no ônibus turístico panorâmico. Os registros fotográficos realizados pelos alunos se transformarão em postais, que serão impressos em um livro, e em telas, que serão expostas em um vernissage. O livro Lendas Capixabas, da autora Silvana Sampaio, também vai inspirar os trabalhos dos alunos, que participarão de uma palestra e tarde de autógrafos com a escritora e de uma contação na Biblioteca da escola.  

“Nosso objetivo é que eles se encantem com a bagagem cultural de cada canto da nossa Vitória. Será uma aprendizagem muito significativa, que com certeza ficará na memória de nossos estudantes”, comentou a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental II, Norma Goés.

Comente esta notícia