Professora aproxima alunos das aulas on-line por meio da Acolhida salesiana e da música | Colégio Salesiano Jardim Camburi

Notícia



Professora aproxima alunos das aulas on-line por meio da Acolhida salesiana e da música


Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A pedagogia salesiana foi construída por Dom Bosco baseada na razão, na acolhida e, principalmente, no amor. Em tempos de distanciamento social, ela não poderia ser diferente. Com carinho e música, a professora do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Luciana Matos, vem utilizando um violão para se conectar com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais desde o início do ensino à distância.

Em todo início de aula on-line, o momento de leitura do Boa Tarde, do livro de Acolhida, ganhou uma trilha sonora especial e reflexões feitas pela professora com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Um dos temas trabalhados por meio de música, leituras e conversa foi o cativar, inspirado no livro O Pequeno Príncipe.

Os momentos trouxeram leveza, alegria e um maior envolvimento das crianças com as aulas. “Comecei a receber relatos das famílias sobre como essa acolhida traz paz e muda a atmosfera da casa. O retorno deles é um presente!”, contou Luciana.

Violão e acolhida

Recurso utilizado em algumas aulas presenciais na escola, o violão se tornou uma grande ferramenta para proporcionar momentos lúdicos e de conexão com os alunos. “Incorporamos o instrumento e a música na nossa rotina de aulas e as crianças sentem falta quando preciso reduzir esse momento. Eles participam muito! Eu abro o microfone e cantamos juntos, chamo cada aluno pelo nome na canção de boa tarde em todo início de aula”, explicou.

Para Luciana, a Acolhida é uma marca salesiana que transforma o dia dos alunos e dos professores. “Quando cheguei na escola, eu fiquei encantada em poder fazer esse momento com as crianças logo no início da aula. É maravilhoso e o dia fica diferente quando não podemos ter essa partilha juntos. É um privilégio tornar esse momento significativo nesse período”.

 

Assista um dos momentos da Acolhida, registrados pela família do nosso aluno Guilherme Ferreira:

 

Comente esta notícia