Alunos do 9º ano aprendem conceitos matemáticos com origamis | Colégio Salesiano Jardim Camburi

Notícia



Alunos do 9º ano aprendem conceitos matemáticos com origamis


Ensino Fundamental II

O origami é uma arte secular japonesa e também uma grande ferramenta de aprendizado para os alunos do Colégio Salesiano Jardim Camburi. Com a ajuda das técnicas e das formas criadas por meio das dobraduras, as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais vem aprendendo sobre os conceitos matemáticos.

Com um pedaço de papel quadrado, tutoriais e a orientação da professora Damiany Garcia Ramos, os alunos elaboram os mais variados origamis e aprendem sobre divisão, frações, razão e proporção, fixam conhecimentos geométricos de simetria, congruência e bissetriz, além de organizar o pensamento matemático com a prática e exercitar a memorização.

A atividade faz parte do Projeto Dobraduras e Origamis e é realizado mensalmente, desde o início do ano letivo, com a proposta de construção de um objeto diferente. “O incentivo dessa produção em sala de aula é que através das formas, os alunos desenvolvem o pensamento geométrico, construindo desde as ideias iniciais até a sua conclusão, fazendo o uso da intuição, organização e visualização espacial. No isolamento social, essa ferramenta ainda virou uma forma de terapia para os alunos. Eles adoram esse momento!”, contou Damiany.

 

Confira os estudos da última aula: 

Comente esta notícia